O batismo, para a Igreja Anglicana, é mais do que um rito de passagem, é um sacramento fundamental que marca a entrada na família cristã. Como parte do legado histórico e espiritual da Igreja, o batismo representa um compromisso com a fé e a promessa da graça de Deus. Acreditamos que, através da água e do Espírito Santo, aqueles que são batizados são incorporados ao Corpo de Cristo, recebendo uma nova identidade como filhos e filhas de Deus.
Para nós, o batismo não é apenas um símbolo externo, mas um ato profundo de fé, que demonstra a confiança na promessa de salvação e na obra redentora de Jesus Cristo. Ao batizar crianças, reconhecemos a importância da comunidade cristã em apoiar os pais e os padrinhos na criação dos filhos em um ambiente de fé, amor e compreensão.
Participar desse sacramento é uma forma de reafirmar o compromisso coletivo da Igreja com a educação cristã e a vida espiritual de seus membros. Convidamos você a fazer parte dessa jornada sagrada e a considerar a Igreja Anglicana Bom Pastor como seu lar espiritual.
Desde a Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, ocorrida no ano de 1979, na cidade de Porto Alegre, a Igreja Católica Apostólica Romana firmaram entre si o reconhecimento que os batizados praticados por essas duas entidades são amplamente reconhecidos entre elas, excluindo a possibilidade de rebatizados caso ocorra mudança de religião entre elas, isso ocorreu através dos seguintes termos.
“Ambas as Igrejas aceitam que o Batismo foi instituído por Jesus Cristo e é fundamentalmente dádiva gratuita de Deus ao batizando, vinculando-o com a morte e ressurreição de Cristo (Rm 6, 3-6), para perdão de pecados e uma nova vida.
Ambas as Igrejas ensinam que o Espírito Santo desceu sobre Jesus no seu Batismo, desceu e desce também hoje sobre a Igreja, tornando-a comunidade do Espírito Santo que, em testemunho, serviço e comunhão fraterna, proclama o seu Reino.
Ambas as Igrejas aceitam o Batismo como vínculo básico da unidade e que nos é dada pela fé no mesmo Senhor.
Ambas as Igrejas aceitam o Batismo na dimensão irrepetível de nossa consagração em Cristo para a edificação do seu Corpo, tendo em vista o nosso crescimento à perfeita maturidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef 4,13).
Ambas as igrejas administram o Batismo com água e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, para remissão dos pecados, de acordo com a intenção e a ordem de Cristo (Mt 28, 18-20).
Ambas as igrejas, com este mútuo reconhecimento, excluem a possibilidade de rebatismo, em caso de passagem de membros de uma Igreja para outra.
As duas igrejas dão graças a Deus por este vínculo básico de unidade que lhe foi dado e pedem a assistência do Espírito Santo para vencerem suas divisões e se comprometem a prosseguir na jornada em prol da perfeita unidade cristã.”
Portanto ao se batizar na Igreja Anglicana o batizado é plenamente reconhecido pela Igreja Apostólica Romana.
Ao preencher este formulário estou ciente que se trata apenas de um formulário de intenção de Batismo e que a confirmação de datas e horários, bem como as demais regras referentes ao ato do Batismo serão enviadas por WhatsApp pelo número que informarei.